terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Correndo atrás do sonho: iniciantes contam suas expectativas para a São Silvestre

Muitos dizem que só é corredor de verdade quem corre a São Silvestre. Verdade ou mentira, não dá pra negar que a prova é uma espécie de "batismo", além de ser um ritual de passagem para o ano novo que de quebra vem acompanhado de superação. O Webrun conversou com alguns estreantes para saber quais são suas expectativas na hora da largada.

Cura de todos os males
Taisa e marido. Foto: arquivo pessoal
Após a morte da mãe, Taisa Dias Neves estava muito deprimida. Desde então, há um ano e meio, incorporou a corrida na sua rotina e, de acordo com ela, isso a curou de todos os males.

O esporte rendeu bons frutos: meias e até mesmo uma maratona fazem parte do seu currículo. Como já está acostumada com distâncias maiores, adaptou seu treino para a SS correndo em uma esteira com inclinação similar a da Brigadeiro.

No dia 31, ela não estará sozinha: seu marido, que nunca fez uma prova acima de 10km, a acompanhará nos 15.

Sim, é possível!
Luis F.Chianca.Foto: arq pessoal
Quanto tempo de corrida eu preciso para competir a São Silvestre? Para Luiz Fernando Chianca seis meses do esporte parecem ser suficientes. O paulista de 34 anos sempre acompanhou a SS pela TV e achava o máximo a alegria das pessoas ao concluir a competição, mas por não praticar, pensava que era um sonho impossível.

Então de quilômetro a quilômetro foi chegando perto do ideal e não parou mais. Tanto que os planos são ambiciosos: pretende terminar a prova em até 01h15. "Mas claro, o importante é me divertir e sentir a emoção de concluir".

No meio do caminho, tinha uma pedra
Problema nos rins somado a obesidade fizeram Romulo Zarelli Costacurta abandonar a vida sedentária. Na verdade, seu problema não era apenas uma pedra no rim, mas cinco. Informado pelos médicos sobre a necessidade de mudar seus hábitos , o analista de marketing começou 2013 com o pé direito.

Comidas processadas foram substituídas por refeições saudáveis e o sedentarismo deu lugar à atividade física. Em setembro do mesmo ano, correu 5 quilômetros na Maratona Pão de Açúcar em 40 minutos. O feito o surpreendeu e hoje Romulo soma provas com exigência física superior, como a do Circuito Caixa, além de ter feito um teste de 15km na Corrida Sargento Gonzaguinha. Trinta e três quilos foram deixados para trás, mas a paixão pelo esporte persistiu.

Para o dia 31, não basta apenas concluir o trajeto: "Meu objetivo é finalizar a prova fisicamente bem", relata.

Atração internacional
Erica Gouveia.Foto: arq.pessoal
Érica Cristina Gouveia passará seu aniversário de um ano de corrida na São Silvestre. Motivos não faltarão para comemorar: "Eu como paulistana apaixonada, vou amar enxergar a cidade com outros olhos, fazendo o que mais gosto e ainda com um grupo de amigos corredores, com quem dividi alegrias e tristezas durante 2014", relata.

Seu lema será "sem relógio, sem pressão", além de correr com diversão. Prova disso é o look escolhido para a data: ela se vestirá de Lara Croft. Ótima ideia de fantasia que não atrapalha os movimentos. Aprovado.


Já é campeão!
Fábio Coelho. Foto: arq pessoal
Fábio Coelho dos Santos é mais um caso de superação. Acostumado a acompanhar a São Silvestre do sofá, nesta edição ele estará do outro lado.

Há um ano e meio seu excesso de peso era preocupante. "Tenho 1,68m e cheguei aos 94,7kg. Então decidi me matricular na academia. As primeiras semanas não foram nada fáceis. O meu corpo pedia pra desistir, mas a minha mente gritava 'Continue, você vai conseguir'. Os meus primeiros passos foram na esteira, por quinze minutos no máximo", conta.

Mas a persistência não demorou a dar resultado: em quatro meses fez sua primeira corrida de rua. "Hoje, com 62kg, já rodei praticamente 2000km. Agora quero aproveitar ao máximo cada minuto da prova, vivenciar intensamente esse evento esportivo que fez parte das minhas tardes do dia 31 de cada ano". E nós também!

Fonte: Webrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário