segunda-feira, 17 de novembro de 2014

As Preferidas dos Brasileiros

  *Obs: Estes números estão sempre sujeitos a pequenas 
variações, em caso de revisão dos organizadores das provas.

Você sabe quais as maratonas preferidas dos BRASILEIROS que viajam para correr no exterior?

2014 está chegando ao fim, as principais provas do calendário já aconteceram, então fui pesquisar a participação dos nossos compatriotas em maratonas no exterior. A tabela acima mostra o ranking com as nossas 10 preferidas.

Como podemos ver no gráfico, as Maratonas de Buenos Aires e da Disney são, com folga, as provas mais procuradas pelos brasileiros. Cada uma com seu charme: Buenos Aires é mais perto, mais barato, mais fácil de seINSCREVER, boa para quem quer correr rápido. E a Disney… bem, é a Disney, dispensa apresentações! Orlando é a cidade mais visitada pelos brasileiros no mundo, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Para quem viaja com a família, é o destino ideal para agradar os filhos. E os Desafios do Pateta e do Dunga só aumentam a vontade dos corredores fominhas por kms e medalhas de ir para lá.

Depois de Buenos Aires e Disney, vemos um segundo pelotão com 3 provas de altíssimo nível, que atraem números parecidos de brasileiros: Nova Iorque, Chicago e Berlim. Enquanto alguns resolvem correr na “CIDADE que nunca dorme” a maior maratona do mundo, outros buscam em Chicago e Berlim provas rápidas e muito bem organizadas, para bater seu recorde pessoal.

No terceiro pelotão das provas preferidas pelos brasileiros estão Paris, Santiago, Amsterdam, Punta del Este e Boston, cada uma por um motivo diferente. Paris é a 6ª cidade mais visitada por brasileiros no exterior, e a prova tem um percurso digno de passeio turístico. Santiago e Punta del Este entram no ranking como opções a Buenos Aires para quem quer uma prova perto de casa. 

Já a Maratona de Amsterdam, ainda que não tenha a fama das Majors,  é uma PROVA reconhecida como rápida e com processo de inscrição bem mais fácil que as suas vizinhas famosas (Berlim, Paris e Londres). 

Por fim, Boston é a meca dos maratonistas: esta prova não é para quem quer, é para quem pode. A única que exige índice de tempo para se participar é cobiçada por todos maratonistas de alta performance do mundo, o que torna o acesso a ela bem difícil. Ainda assim, atraiu quase uma centena de brasileiros nas suas edições mais recentes.

A matéria completa sobre o assunto, com mais informações, análises e depoimentos de quem correu as provas, você vê na edição de Dezembro da Revista Contra-Relógio.

E você, qual sua maratona preferida no exterior?

Fonte: Revista Contra-Relógio

Nenhum comentário:

Postar um comentário