domingo, 16 de novembro de 2014

Café da manhã do corredor

Quem gosta de começar o dia com uma boa corridadeve estar sempre atento à alimentação, já que ela pode prejudicar ou auxiliar o desempenho. O café da manhã é considerado por muitos a refeição mais importante, responsável pela energia e pela estimulação do metabolismo ao longo do dia, principalmente para quem pratica atividades físicas intensas como a corrida.
Segundo a nutricionista Pérola Ribaldo, o corredor deve ter ao menos duas opções de café da manhã: uma para os dias de treino e outra para os dias de competição. Nos dias de treino, o café da manhã deve oferecer energia de boa qualidade com liberação lenta e constante no sangue. O corredor pode investir em bebidas protéicas como leite e sucos de soja e alimentos como pães integrais, frutas e queijos magros.
Já em dias de competição, alimentos de rápida digestão devem ser priorizados para que o desempenho não seja prejudicado. As frutas, seja em forma de sucos, vitaminas ou puras, são ótimas escolhas, já que fornecem uma grande quantidade de energia e são de fácil digestão. “Iniciar o dia de competição com um copo de suco de frutas, pães ou torradas que podem ser cobertas com geleia sem açúcar ou pouca margarina é uma boa opção”, afirma a nutricionista.
Inimigos do corredorAlimentos gordurosos tendem a demandar mais esforço do corpo, podendo deixar o atleta mais lento e cansado facilmente. Frituras, pães gordurosos e recheados devem ficar longe do café da manhã do corredor, assim como carnes gordurosas e derivados, queijos amarelos e açúcar branco.
Já as fibras, presentes em cereais e pães integrais, deixam a digestão de carboidratos mais lenta, o que pode ser interessante no cotidiano, mas deve ser evitado em dias de competição por gerar desconforto gastrointestinal.

Fonte: SportLife

Nenhum comentário:

Postar um comentário